Resumo e Conclusões do Simpósio Aprender no Século XXI – Mais Exercício, Maior Sucesso, Melhor Futuro

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Realizou-se no dia 21 de outubro de 2016, na Escola Superior de Comunicação Social em Lisboa, o simpósio SIMPÓSIO + (Mais) EXERCÍCIO, > (Maior) SUCESSO ESCOLAR, M3 (Melhor) FUTURO.

Este evento, enquadrado na temática Aprender no Século XXI, teve como principal objectivo demonstrar como o exercício físico pode melhorar as funções executivas/cognitivas que estão na base do sucesso escolar dos alunos.

O CNAPEF, como um dos parceiros do Ministério da Educação no âmbito da dinamização da plataforma FITEscola, esteve e participou neste evento por nós considerado um sucesso.

A parte da manhã foi preenchida pela intervenção do Director Geral da Direcção Geral de Educação, José Vítor Pedroso, e pelo Presidente da Faculdade de Motricidade Humana, José Alves Dinis, que fizeram um enquadramento desta iniciativa.

Seguiram-se cinco intervenções verdadeiramente importantes do ponto de vista científico para fundamentar, se alguma dúvida ainda houvesse, o valor que a Actividade Física, a Educação Física e o Desporto têm no desenvolvimento integral das crianças e jovens. As intervenções estiveram ao cargo de:

  • Luís Bettencourt Sardinha – Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.
  • Charles Hillman – Neurocognitive Kinesiology Laboratory, University of Illinois.
  • Darla Castelli – Kinesiology and Health Education, University of Texas at Austin.
  • Rodrigo Cunha – Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra. 
  • Anna Bugge – University of Southern Denmark.

Da parte da tarde a destacar o debate com os representantes do movimento associativo dos profissionais de Educação Física, Avelino Azevedo do CNAPEF e Nuno Ferro da SPEF, como o representante do Conselho de Escolas, José Eduardo Lemos, com os Directores de duas escolas em Portugal, Paulo Mota da Escola Secundária Almeida Garrett em Vila Nova de Gaia e Rui Duarte do agrupamento de Escolas de de Afonso de Paiva em Castelo Branco. Este debate contou ainda com a participação de Anna Bugge e com a moderação de Carlos Neto, Professor da Faculdade de Motricidade Humana.

Com este debate podemos percebemos claramente qual a posição do movimento associativo perante os resultados que foram apresentados da tarde manhã:

  • É inequívoco o valor que a Educação Física e o Desporto Escolar têm para as nossas crianças e jovens.
  • A Educação Física, por ser curricular e por se estender desde o pré escolar ao 12º ano de escolaridade é a única forma de chegar a todos os alunos e proporcionar-lhes situações de exercício físico e de aprendizagem significativas que promovam um desenvolvimento multilateral e harmonioso.
  • A situação atual da Educação Física, com a ausência de uma efetiva Expressão Físico e Motora  no 1º ciclo, com um estatuto avaliativo “menor” no Ensino Secundário e com a integração da disciplina na área das expressões no 3º ciclo, é algo que não pode continuar e uma situação na qual esperamos que este governo intervenha no sentido de potenciar todas as mais valias da Educação Física.
  • o FITEscola é um bom instrumento para a recolha, avaliação e análise dos dados da aptidão física dos alunos e tem um grande potencial para o desenvolvimento de estilos de vida saudável junto dos nossos alunos.

Percebemos também que há escolas, como a Escola Secundária Almeida Garrett em Vila Nova de Gaia e o Agrupamento de Escolas de de Afonso de Paiva em Castelo Branco, que nos podem ensinar e ajudar a criar projectos plurianuais de escola que sejam sustentáveis, que consigam integrar e levar a uma participação da comunidade educativa e onde a Educação Física e o Desporto Escolar são vistos, respectivamente, como uma disciplina essencial e como uma atividade extra curricular com um impacto fantástico na dinamização das escolas. Foi também reforçado o valor que ambas têm para o combate à indisciplina, para a promoção do sucesso escolar e no desenvolvimento de soft skills, destacando o papel do Professor Educação Física neste tipo de intervenções.

Da Professora Ana Bugge, para além dos resultados que apresentou resultante do trabalho da sua equipa de investigação, ficamos a saber que a Dinamarca, apesar da maior percentagem dos seus alunos terem bons níveis de aptidão física, instituiu uma nova media, proveniente da mais recente reforma curricular, que obriga a que todas as escolas públicas do ensino obrigatório tenham um mínimo de 5×45 minutos diários de actividade física. Ou seja, todos os dias.

Para finalizar este simpósio, tivemos a oportunidade de contar com a presença e participação do Secretário de Estado da Educação João Costa que divulgou uma série de novidades directamente relacionadas com a Educação Física:

  • foi enunciado que a a partir do ano letivo 2017/2018 a classificação da Educação Física voltará a ser contabilizada para média de acesso ao Ensino Superior e para conclusão do Ensino Secundário. Esta medida já nos tinha sido comunicada pelo próprio secretário de Estado da Educação João Costa, mas optamos por não a divulgar por nos ter sido pedida reserva.
  • haverá um trabalho ao nível do currículo do Ensino Básico e Ensino Secundário, onde a Educação Física está representada pelo CNAPEF e onde trabalhará lado a lado com a SPEF, com o objectivo de definir as competências essenciais por disciplina e por ano com o objectivo de melhor orientar o trabalho de professores, alunos e famílias. Daremos mais novidades sobre este trabalho e contamos com a participação de todos os profissionais da nossa área para a concretização desta intenção do Ministério da Educação.
  • terá que haver uma intervenção no 1º Ciclo ao nível da Expressão e Educação Físico Motora no sentido que o currículo definido nos programas seja um currículo real. Também neste ponto estamos a trabalhar com a DGE para criar um estrutura que facilite este desejo e esta necessidade de tornar a EEFM uma realidade em todas as escolas do país.

Em jeito de conclusão consideramos que este evento foi um sucesso pela participação massiva de professores de Educação Física, Directores de Escolas e Agrupamentos de Escolar e também participação ao mais alto nível por parte das Secretarias de Estado de Desporto e de Educação, assim como Comités Olímpico e Paralímpico, Desporto Escolar, investigadores de renome internacional, etc.

Mais importante que a divulgação destas novidades pelo Secretário de Estado queremos reforçar a mudança que neste momento sentimos por parte do Ministério da Educação que, ao contrário dos anteriores responsáveis, têm procurado criar sinergias entre os diferentes intervenientes ou stakeholders ao nível da Educação e do Desporto, entre os quais incluímos o movimento associativo dos Profissionais de Educação Física, e têm tido a competência e coragem para tomar medidas orientadas para a inclusão e promoção do sucesso escolar.

Para finalizar, destacar o trabalho da Professora Cláudia Minderico e da sua equipa pela excelente organização deste evento.

 

 

13 Comments on “Resumo e Conclusões do Simpósio Aprender no Século XXI – Mais Exercício, Maior Sucesso, Melhor Futuro

  1. Para clarificar, Educação Física conta para a média para quem entra para o Ensino Secundário em 2017/2018 ou para quem o conclui nesse ano?

    • Bom dia António.
      A informação que dispomos neste momento, e que já foi publicada pela TSF, é que esta medida entrará em vigor no próximo ano letivo (2017/2018), para os alunos que nesse ano irão iniciar o 10º ano de escolaridade.

      Melhores cumprimentos.
      Nuno Fialho

  2. Muito boa tarde,
    Gostaria apenas de questionar uma das medidas expostas neste resumo:
    “foi enunciado que a a partir do ano letivo 2017/2018 a classificação da Educação Física voltará a ser contabilizada para média de acesso ao Ensino Superior e para conclusão do Ensino Secundário”.
    A minha questão é se esta medida irá abranger todos os alunos candidatos ao ensino superior já no próximo ano 2017 ou se será implementada apenas após o referido ano.
    Devo salientar que não seria ético que a disciplina fosse contabilizada já no corrente ano, uma vez que é uma disciplina que soma os três anos de secundário e aqueles que já se encontram no 12º ano (e não foram informados desta medida no início do seu percurso) acabarão prejudicados.
    Obrigada pelo tempo dispensado,
    Gabriela Correia.

    • Bom dia Gabriela.
      A informação que dispomos neste momento, e que já foi publicada pela TSF, é que esta medida entrará em vigor no próximo ano letivo (2017/2018), para os alunos que nesse ano irão iniciar o 10º ano de escolaridade.

      Melhores cumprimentos.
      Nuno Fialho

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  4. Eu concluí o meu ensino secundário em 2015/16 mas não me candidatei este ano pois faltava-me a prova de ingresso de filosofia, increvi-me numa escola em ciência política e estou a assistir a filosofia para fazer o exame de filosofia, se me candidatar no próximo ano letivo 2017/2018 a nota de física contará para a minha média?

    • Bom dia Ruben.
      A informação que dispomos neste momento, e que já foi publicada pela TSF, é que esta medida entrará em vigor no próximo ano letivo (2017/2018), para os alunos que nesse ano irão iniciar o 10º ano de escolaridade.

      Melhores cumprimentos.
      Nuno Fialho

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