Boas Práticas na Educação Física e no Desporto para Crianças e Jovens

Cartaz-Boas-praticas_Barreiro_5_6_setembro_2018

Este projeto surge da iniciativa do Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF) e tem como finalidade , através da organização e operacionalização de processos de formação contínua, da criação de conteúdos e da geração de projetos de intervenção, concorrer para a criação de comunidades de aprendizagem nas áreas da Educação Física e do Desporto direcionado para crianças e jovens.

Contará com a realização de 3 eventos formativos durante o ano civil de 2018 – Barreiro, Algarve e Braga, com a primeiro a realizar-se já no próximos dias 5 e 6 de setembro na Biblioteca Municipal do Barreiro.

Para além do CNAPEF, neste primeiro evento no Barreiro iremos contar com a participação decisiva das seguintes organizações e instituições:

  • Associações Regionais de Professores e Profissionais de Educação Física que constituem o CNAPEF.
  • Sociedade Portuguesa de Educação Física.
  • Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.
  • Instituto Português da Juventude e do Desporto.
  • Gabinete Coordenador do Desporto Escolar.
  • Câmara Municipal do Barreiro.
  • Centro de Formação de Escolas Moita-Barreiro.

Quais são os Objectivos?

  1. Identificar boas práticas na promoção da Educação Física e do Desporto em crianças e jovens em idade escolar.
  2. Organizar, durante o ano civil de 2018, um mínimo de 3 encontros regionais dedicados à partilha de boas práticas e à construção de projetos de intervenção local na área da Atividade Física e do Desporto para crianças e jovens em idade escolar.
  3. Produzir, por cada um dos encontros, conteúdos escritos e/ou multimédia passíveis de serem comunicados e partilhados digitalmente (sites, email e redes sociais) e com livre acesso para todos os interessados.

Para quem se dirige?

  1. Professores de Educação Física e responsáveis por grupos e atividades desenvolvidas no âmbito do Desporto Escolar.
  2. Treinadores que tenham interesse ou que estejam a desenvolver projectos de promoção de Atividade Física e do Desporto em colaboração com Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas.
  3. Chefes de Divisão ou Técnicos Superiores do Desporto integrados em autarquias que tenham interesse ou que estejam a desenvolver projetos de promoção de Atividade Física e do Desporto em colaboração com Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas.
  4. Estudantes do Ensino Superior nas áreas da Educação Física, do Desporto e da Gestão Desportiva.

Atribui Créditos?

A ação foi acreditada para Professores de Educação Física (GR 260 e 620 – 0,6 créditos), e para treinadores (componente geral – 3 créditos).

Onde será o 1º evento?

O 1º Evento será no Barreiro, nos dias 5 e 6 de setembro de 2018, nas instalações da Biblioteca Municipal do Barreiro (ver localização).

Para chegar à Biblioteca Municipal do Barreiro através de transportes públicos poderá:

  • utilizar o barco a partir do Parque das Nações ou do Terreiro do Paço na direção do terminal fluvial do Barreiro e realizar o restante percurso a pé (ver percurso).
  • utilizar o barco a partir do Parque das Nações ou do Terreiro do Paço na direção do terminal fluvial do Barreiro e realizar o restante percurso a de autocarro através do Autocarro TST 305 – paragem Alfredo da Silva Parque. (saber mais sobre percurso TST).

Quais serão as comunicações que poderei assistir e discutir no Barreiro?

As 4 comunicações convidadas para o evento no Barreiro, serão as seguintes:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Qual será a metodologia para o Evento no Barreiro?

Este evento será constituído por 2 dias de formação, num total de 15 horas de formação (7,5 horas de formação em cada dia).

O dia 1 será dedicado à apresentação e discussão de boas práticas na promoção da Educação Física e do Desporto para crianças e jovens. Estas apresentações serão realizadas a partir de exemplos identificados localmente, mas também irá integrar exemplos de fora da zona geográfica onde se realiza o evento, de modo a promover um maior conhecimento da realidade nacional acerca desta temática.

O dia 2 será dedicado ao trabalho de grupo e à construção de protótipos de projetos de intervenção, com base da realidade profissional dos participantes, com a finalidade de promover localmente a Educação Física e o Desporto para crianças e jovens em idade escolar.

Programa Final para Evento no Barreiro

Horário 5 de setembro 2018
08:30 – 09:00 Registo e acreditação dos participantes
09:00 – 10:00 Sessão de Abertura
10:00 – 10:45 Comunicação 1 – Clube de Basquetebol “Um Só Basquetebol”. AE de Sampaio, Sesimbra
10:45 – 11:30 Comunicação 2 – Projeto de Formação Desportiva “Voleibol de Amares” do AE de Amares
11:30 – 12:30 Debate
12:30 – 14:00 Almoço
14:00 – 14:45 Comunicação 3 – Expressão Físico Motora e Desporto Escolar no 1º CEB. Experiência do AE Augusto Cabrita. Barreiro
14:45 – 15:30 Comunicação 4 – Multiactividades de Ar Livre e Tempo Fit para Alunos com Baixa Aptidão Física. Agrupamento de Escolas de Almancil
15:30 – 17:00 Debate
17:00 – 18:00 Síntese Final
Horário 6 de setembro 2018
09:00 – 09:30 Síntese do dia 1
09:30 – 10:00 Dinâmicas de organização dos trabalhos
10:00 – 12:30 Trabalho de Grupo 1
12:30 – 14:00 Almoço
14:00 – 16:00 Trabalho de Grupo 2
16:00 – 17:30 Apresentações
17:30 – 18:00 Síntese final

Estou interessado/a neste evento e quero inscrever-me. Como posso fazê-lo?

A inscrição será obrigatoriamente realizada online através da seguinte ligação – realizar inscrição no Evento: Boas Práticas na Educação Física e no Desporto para Crianças e Jovens. Barreiro.

Terá um custo, a ser paga obrigatoriamente por transferência bancária, de:

  • 15 euros para não associados de qualquer APEF ou da SPEF.
  • 10 euros para associados de qualquer APEF ou da SPEF, mediante comprovativo da validade de associação.

Para submeter o seu formulário de inscrição terá que o fazer acompanhar do comprovativo de transferência bancária para o seguinte IBAN – PT50 0035 0044 00052186030 55

As inscrições terminam no dia 3 de setembro de 2018 e estão sujeitas ao espaço físico disponível para a realização do evento.

Local recomendado para alimentação (almoço).

Caso pretenda almoçar em algum estabelecimento comercial nos dias da formação, a organização recomenda a seguinte opção – Emporio Sabores Restaurantes. Kodachi Barreiro

Preço especial para participante da Formação (mediante apresentação de cartão de identificação) é de 8 euros, com acesso ao buffet, uma bebida e um café.

Saber mais sobre o percurso entre a Biblioteca Municipal do Barreiro e o restaurante recomendado.  

Tenho uma questão/dúvida. Como entro em contacto com os responsáveis?

Poderá fazê-lo através do seguinte endereço de email: boaspraticas.efde.cnapef@gmail.com

Responsável local (APEF Barreiro) – André Miranda

Responsável CNAPEF – Nuno Fialho

Anúncios