Boas Práticas na Educação Física e no Desporto para Crianças e Jovens

Cartaz-Boas-praticas_Barreiro_5_6_setembro_2018

Este projeto surgiu da iniciativa do Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF) e tem como finalidade , através da organização e operacionalização de processos de formação contínua, da criação de conteúdos e da geração de projetos de intervenção, concorrer para a criação de comunidades de aprendizagem nas áreas da Educação Física e do Desporto direcionado para crianças e jovens.

Contará com a realização de 3 eventos formativos durante o ano civil de 2018 – Barreiro, Algarve e Braga.

Quais são os Objectivos?

  1. Identificar boas práticas na promoção da Educação Física e do Desporto em crianças e jovens em idade escolar.
  2. Organizar, durante o ano civil de 2018, um mínimo de 3 encontros regionais dedicados à partilha de boas práticas e à construção de projetos de intervenção local na área da Atividade Física e do Desporto para crianças e jovens em idade escolar.
  3. Produzir, por cada um dos encontros, conteúdos escritos e/ou multimédia passíveis de serem comunicados e partilhados digitalmente (sites, email e redes sociais) e com livre acesso para todos os interessados.

Para quem se dirige?

  1. Professores de Educação Física e responsáveis por grupos e atividades desenvolvidas no âmbito do Desporto Escolar.
  2. Treinadores que tenham interesse ou que estejam a desenvolver projectos de promoção de Atividade Física e do Desporto em colaboração com Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas.
  3. Chefes de Divisão ou Técnicos Superiores do Desporto integrados em autarquias que tenham interesse ou que estejam a desenvolver projetos de promoção de Atividade Física e do Desporto em colaboração com Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas.
  4. Estudantes do Ensino Superior nas áreas da Educação Física, do Desporto e da Gestão Desportiva.

Atribui Créditos?

A ação foi acreditada para Professores de Educação Física (GR 260 e 620 – 0,6 créditos), e para treinadores (componente geral – 3 créditos).

 

Qual será a metodologia utilizada para cada um dos Eventos?

Cada evento será constituído por 2 dias de formação, num total de 15 horas de formação (7,5 horas de formação em cada dia).

O dia 1 será dedicado à apresentação e discussão de boas práticas na promoção da Educação Física e do Desporto para crianças e jovens. Estas apresentações serão realizadas a partir de exemplos identificados localmente, mas também irá integrar exemplos de fora da zona geográfica onde se realiza o evento, de modo a promover um maior conhecimento da realidade nacional acerca desta temática.

O dia 2 será dedicado ao trabalho de grupo e à construção de protótipos de projetos de intervenção, com base da realidade profissional dos participantes, com a finalidade de promover localmente a Educação Física e o Desporto para crianças e jovens em idade escolar.

Quer receber mais informação do CNAPEF directamente no seu email?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber todas as informações importantes directamente na sua caixa de email – Quero receber a newsletter do CNAPEF.

Anúncios