Boas Práticas na Educação Física e no Desporto para Crianças e Jovens 2022


Eventos programados

No ano 2022 estão previstos 11 eventos no âmbito deste projeto, sendo que todos eles estão organizados para poderem configurar-se como formação de curta duração (6h/12h) para Professores de Educação Física (GR 260 e 620) e na componente geral da formação para Treinadores.

Na tabela seguinte poderá saber mais sobre cada um destes eventos.

OrganizadorData do EventoInscrições no Evento
APEF Foztejo10 e 11 novembroIr para BP Foz Tejo 2022
APEF Castelo Branco30 novembro 2 dezembroIr para BP C. Branco 2022
APEF Viseu9 de julhoIr para BP Viseu 2022
APEF Lisboa18, 19 e 20 julhoIr para BP Lisboa 2022
APEF Aveiroa definir Ir para BP Aveiro 2022
APEF Algarve14, 17 e 21 novembroIr para BP Algarve 2022
APEF Alto Minhoa definir Ir para BP Alto Minho 2022
APEF Leiriaa definir Ir para BP Leiria 2022
APEF Porto2 dezembroIr para BP Porto 2022
APEF Coimbra19 novembroIr para BP Coimbra 2022
APEF Bragaa definir Ir para BP Braga 2022

Acesso a conteúdos dos projetos selecionados para 2022

Nas seguintes ligações poderá ter acesso livre a conteúdos relacionados com cada um dos projetos de Boas Práticas apresentados, discutidos e analisados no âmbito deste projeto em 2022.

  • “Cidadania e valores. Aprendizagens Inesquecíveis através do Campismo/Pioneirismo” – Diana Melo
  • “A Educação Física a interagir com o currículo” – Pedro Cabral Mendes

Enquadramento

Este projeto surgiu da iniciativa do Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF) e das Associações Regionais de Profissionais de Educação Física e Desporto (APEF).

Tem como finalidade contribuir para a criação e promoção de comunidades de aprendizagem nas áreas da Educação Física e do Desporto, sendo especificamente direcionado para crianças e jovens. Nesse sentido tem como público alvo:

  • Professores de Educação Física,
  • Treinadores,
  • Técnicos de Desporto
  • e responsáveis das várias entidades locais e nacionais que se relacionam com a Educação Física e com o Desporto, incluindo Desporto Escolar, IPDJ e responsáveis dos municípios.

Com início em 2018, iniciativa que foi replicada em 2019, 2020 e 2021, este projeto já levou a cabo a realização de 30 eventos pelas várias regiões de Portugal, integrando mais de 1700 participantes.

Em todas as ações levadas a cabo foram apresentados, discutidos e analisados inúmeros projetos identificados como “Boas Práticas na Promoção da Educação Física e no Desporto para Crianças e Jovens”.

Para cada um destes projetos foram ainda criados, no site do CNAPEF, conteúdos digitais de livre acesso cuja procura consideramos muito significativa (mais de 3000 acessos).

Objetivos para 2022

Os resultados obtidos com este projeto têm-nos ajudado a consolidar o nosso conhecimento sobre o conjunto de variáveis que definem um bom projeto na promoção da atividade física e desportiva nas crianças e jovens.

Face à heterogeneidade de contextos socioeconómicos, desportivos e educativos que percepcionamos em Portugal, e também a partir da necessidade identificada de reforçar a ligação entre as entidades com responsabilidades nas áreas da Educação, Educação Física e do Desporto, consideramos que este projeto não deve parar. Na edição deste ano, para além das temáticas anteriores (Educação Física, Educação Física no 1º CEB – Coadjuvação e Desporto Escolar) foi introduzida a temática Escolas Ativas.

Neste sentido iremos dar continuidade ao projeto iniciado em 2018, beneficiando do apoio importante do IPDJ assim como da indispensável colaboração das APEF, para podermos continuar a partilhar conhecimentos, trocar experiências e estratégias e ainda detetar dificuldades de desenvolvimento, no sentido da promoção da atividade física e desportiva junto das crianças e dos jovens.

%d bloggers like this: