A Educação Física passou a integrar as Provas de Aferição a realizar no ano letivo de 2016/2017 para o 2º ano de escolaridade (ver Provas de Avaliação Externa 2016/2017)
No ano letivo 2017/2018 também o 8º ano de escolaridade passou a integrar uma prova de Aferição para a Educação Física. Saber mais.
No ano 2018/2019 será a vez do 2º ciclo do Ensino Básico, nomeadamente os alunos do 5º ano de escolaridade, a usufruir de uma prova de aferição das aprendizagens conseguidas na disciplina de Educação Física.
A realização continuada destas provas, só por si, não representa a resolução dos problemas que estão identificados nesta área disciplinar, mas poderão ser um contributo importante para a recolha de informação relevante sobre o processo de ensino e aprendizagem e para a definição e operacionalização de medidas que se traduzem em mais e melhor aprendizagens para os nossos alunos.
- Comunicado 1 CNAPEF/SPEF – A todos os colegas de Educação Física – Uma oportunidade de Educação Física no 1º ciclo do EB
- Comunicado 2 CNAPEF/SPEF – Uma Oportunidade de Educação Física concretizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
O CNAPEF espera que este investimento do Ministério de Educação possa contribuir para uma muito desejada e necessária maior concretização da Educação Física nestes níveis de ensino, com destaque para a Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico, nível de ensino fundamental a educação e formação das integral das nossas crianças e jovens.
Na sequência da publicação dos resultados da Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras aplicada a todos os alunos que frequentam o 2º ano do Ensino Básico no ano lectivo 2016/2017, SPEF e CNAPEF elaboraram um comunicado conjunto que explica qual a posição destas duas associações face aos resultados agora conhecidos. Saber mais.