Recomendações Globais para a Atividade Física e Saúde – OMS

A Organização Mundial de Saúde dispõe no seu sítio eletrónico um conjunto de recomendações para a realização de atividade física. Estas instituição optou por definir três diferentes grupos etários: 5 aos 17 anos, 18 aos 64 anos e para mais de 65 anos; dando indicações específicas para cada um deles acerca do tipo e a quantidade mínima de minutos de atividade física por dia e/ou por semana – Recomendações da OMS.

No caso das pessoas em idade escolar, a OMS define o seguinte:

  • 60 minutos de atividade física diária de intensidade moderada a vigorosa;
  • a maior parte da atividade física deverá ser de natureza aeróbia;
  • atividade física diária para além dos 60 minutos mínimos resultará em benefícios extra para a saúde dos praticantes;
  • pelo menos 3 vezes por semana, a atividade física deverá integrar exercícios que permitam fortalecer os músculos e os ossos;

Esta é uma das razões, para além das questões pedagógicas que lhes estão associadas, que justifica uma organização curricular da Educação Física em 3 aulas semanais, com um tempo útil que se deve aproximar ao máximo do que está definido como o essencial para a saúde e desenvolvimento das nossas crianças e jovens. A realidade, infelizmente para todos nós, é a uma visão puramente administrativa da organização curricular da carga horária desta disciplina sem priorizar a maximização dos seus benefícios específicos. Veja-se o exemplo – quantas escolas conhece que têm 3 aulas semanais de Educação Física? E qual é a justificação?

Para além destas orientações estarem disponíveis para download, poderá ainda ser descarregado o manual completo da Organização Mundial de Saúde para a Atividade Física e Saúde.

1 Comments on “Recomendações Globais para a Atividade Física e Saúde – OMS

  1. Pingback: Novas recomendações para a atividade física e comportamento sedentário – OMS | CNAPEF

Deixe um comentário