Equipa das Aprendizagens Essenciais em Educação Física propõe inclusão de novas Matérias

Enquadramento da Proposta

No seguimento do processo de auscultação pública dos professores de Educação Física relativo à proposta de aprendizagens essenciais em Educação Física (dezembro de 2016 a janeiro de 2017), a equipa responsável por esta proposta recebeu  propostas de inclusão de novas matérias nos Programas de Educação Física (saber mais sobre este processo).

A análise e discussão dos pareceres recebidos tomou a iniciativa resultou, entre outras ações, na iniciativa de recomendar à Secretaria de Estado da Educação e Direção Geral de Educação a inclusão do Ciclismo, Futsal, o Surf, o Tag Rugby e o Ultimate Frisbee como matérias alternativas nos Programas de Educação Física.

O que leva a tomar esta iniciativa?

Os principais argumentos que sustentam o parecer positivo desta equipa, constituída por elementos do CNAPEF e da SPEF, à integração destas modalidades como matérias alternativas nos Programas Nacionais de Educação Física são os seguintes:

  • Número de projetos com estas modalidades. A existência de um considerável número de projetos de complemento e extracurriculares ao nível de Agrupamentos de Escolas em zonas geográficas em Portugal onde essas matérias estão em franco desenvolvimento e apresentam sucesso ao nível de adesão de alunos e professores. A título de exemplo podemos referir a modalidade Futsal que, de acordo com os dados disponibilizados pelo Desporto Escolar, é a modalidade com maior número de praticantes a nível nacional. Ou a modalidade Surf que tem ganho uma expressão significativa, quer ao nível de praticantes e grupos equipa, quer ao nível de eventos realizados no âmbito do Desporto Escolar.
  • Relevância e validade pedagógica. A relevância que algumas dessas atividades conquistaram no universo das atividades físicas desportivas, tanto pela sua implementação como pela sua validade pedagógica. O Tag Rugby é uma modalidade que tem estado presente nas escolas de modo mais significativo desde a parceria que foi efetuada no ano letivo 2008/2009 entre Direção Geral de Educação, Coordenação do Desporto Escolar e Federação Portuguesa de Rugby. As suas características e o apoio que foi dado (formação, material e alguns documentos de apoio para a sua aplicação no Desporto Escolar) foram decisivos para que haja um cada vez mais número de alunos e professores do Desporto Escolar dedicados a esta modalidade. O Ultimate Frisbee, embora muito mais recente que o Tag Rugby e com níveis de adesão ainda residuais em Portugal, apresenta igualmente um potencial considerável no sentido de reforçar um currículo na Educação Física que se pretende multilateral, eclético e inclusivo.
  • Inexistência de referenciais comuns. A inexistência de um programa que especifique e sistematize estas matérias, tal como acontece com as restantes do currículo da Educação Física, não permite que haja uma referência comum para o trabalho dos professores de Educação Física que têm projetos nesta área. Qualquer uma das modalidades por nós propostas poderá concorrer diretamente para as finalidades da disciplina de Educação Física, assim como para os objectivos gerais por área e comuns a todas as áreas, desde que esse currículo seja devidamente enquadrado nos Programas Nacionais de Educação Física em rigor. Esta integração no currículo da Educação Física irá certamente favorecer a organização e desenvolvimento de formação para docentes que pretendam desenvolver ou continuar a desenvolver estas modalidades de um modo sustentado e alinhado com o currículo existente.

Esta proposta vem no sentido de apoiar as comunidades educativas na implementação de novos projetos curriculares e/ou desenvolvimento de projetos curriculares já existentes.

A Equipa Aprendizagens Essenciais em Educação Física é constituída por:

Avelino Azevedo, Jorge Mira e Nuno Fialho (CNAPEF)

Nuno Ferro, João Costa e Dora Carolo (SPEF)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Aprendizagens Essenciais em Educação Física com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Equipa das Aprendizagens Essenciais em Educação Física propõe inclusão de novas Matérias

  1. Pingback: Inclusão do Tag Rugby nos programas de Educação física | DSport

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s