Estado da Educação 2016. Informação relacionada com a Educação Física

Enquadramento do Relatório

Já sob a presidência do Conselho Nacional da Educação pela Dr.ª Maria Emília Brederode Santos, o relatório “Estado da Educação 2016“ prossegue o retrato da evolução do sistema educativo português e a identificação das suas principais dificuldades, desenvolvido desde 2010.

Tendo o mérito de sintetizar informação normalmente dispersa em várias fontes (instituições e organismos) o relatório referencia a sua análise às metas inscritas no Quadro Estratégico da Educação e Formação para 2020 da Comissão Europeia e da Agenda 2020 para o Desenvolvimento Sustentável estabelecida pela ONU.

Usando como linha de corte o fim do primeiro ciclo (4º ano) e a idade de 15 anos, a análise elaborada, recorre respetivamente ao TIMMS[1] e ao PISA[2] para efeitos de comparação internacional. Para além dos resultados destes testes, o recurso a questionários aplicados a alunos, pai e diretores de escola permitiu o acesso a aspetos do ambiente familiar e escolar dos alunos, das suas motivações e expectativas face à escola, da organização e gestão escolar a que acresceram, desde 2015, questionários aos professores centrados na sua realidade profissional e respetivas práticas pedagógicas.

Informação relacionada com a Disciplina de Educação Física

Particularmente interessada na informação relacionada com a disciplina de Educação Física (EF), a síntese do relatório realça a informação relativa aos Resultados Escolares (no ano letivo de 2014/15), que passamos a indicar:

  • O termo “Educação Física” surge, na página 169, para referir a reduzida taxa de insucesso na disciplina em todos os níveis de ensino analisados – 4º ano (1%), 5 ano (2%), 6º ano (1%), 7º ano (3%), 8º ano (2%) 9º ano (1%).
  • A taxa de alunos retidos, com níveis inferiores a 3 na disciplina de EF que recuperam o sucesso no ano seguinte é, respetivamente, de 71%, 78%, 63%, 70% e 78% nos 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos.
  • Ainda que em reduzido número, os alunos que transitaram com insucesso na disciplina de EF tendem a recuperar o sucesso nos anos seguintes – 71% do 5º para o 6º ano; 78% do 6º para o 7º ano; 66% do 7º para o 8º ano; 76% do 8º para o 9º ano.
  • Quanto à manutenção da excelência das classificações (5) no ano seguinte, a percentagem de alunos varia entre 53% (do 6º para o 7º ano) e 70% (do 8º para o 9º ano).

Ainda a referir que, a par da disciplina de Educação Musical e TIC, a moda das classificações encontradas na disciplina de Educação Física é 4. Próximos dos resultados de excelência encontrados em Educação Musical, a disciplina de EF assume o destaque destes resultados no terceiro Ciclo do Ensino Básico.

Poderá ter acesso ao documento através da seguinte ligação – Estado da Educação 2016 . Relatório do CNE

[1] Desenvolvido pelo International Study Center no Boston College (USA) desde 1994/1995, o TIMMS – Trends in International Mathematics and Science Study – revelou-se o primeiro e mais ambicioso teste de avaliação internacional comparativo de alunos (pg. 12). Com participações em 1995, 2011 e 2015 (4º ano) apenas em 2015, Portugal só decidiu participar na versão avançada (8º e 12º ano) apenas em 2015.

[2] O PISA – Programme for International Student Assessement – é um estudo desenvolvido pela OCDE para avaliar, em ciclos trienais, as capacidades dos alunos de 15 anos nas áreas da Matemática, Leitura e Ciências em situação de confronto com problemas característicos da vida adulta. Portugal participou, até ao momento, em todas os ciclos de avaliação PISA desde 2000.

Quer receber informação do CNAPEF directamente no seu email?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber todas as informações importantes directamente na sua caixa de email – Quero receber a newsletter do CNAPEF.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em NOTÍCIAS com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s