Próxima Etapa – Aprendizagens Essenciais em Educação Física. Currículo para o Século XXI.

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A equipa responsável por este projeto gostaria de agradecer o interesse e participação de todos os profissionais de Educação Física no processo de auscultação pública da proposta Aprendizagens Essenciais em Educação Física. 

Esta iniciativa, desenvolvida em conjunto com CNAPEF, SPEF, Associações de Professores de Educação Física e outros Grupos de Professores, Instituições de Ensino Superior, DGE e Secretaria de Estado da Educação e Ciência, teve uma significativa adesão:

  • Cerca de 1000 downloads do documento.
  • Perto de 500 profissionais que se reuniram regionalmente (Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Lisboa, Almada, Seixal, Évora e Algarve) para discutir esta proposta, colocar dúvidas e apresentar sugestões.
  • Mais de 75 pareceres recebidos de professores e grupos de Educação Física e de instituições de Ensino Superior.
  • Presença do Sr.º Secretário de Estado da Educação, o Prof. Dr.º João Costa nos encontros de Lisboa e do Porto.

O processo de discussão que se gerou e as contribuições que recebemos são essenciais para o enriquecimento de uma proposta que irá impactar diretamente as práticas de Educação Física nas escolas.

Próxima Etapa

Nesta fase do projeto estamos a finalizar a incorporação das todas as sugestões de melhoria que nos foram apresentadas, assim como esclarecer todas as questões e dúvidas colocadas.

Com este trabalho pretende-se que a versão 2 da proposta de Aprendizagens Essenciais em Educação Física, que será apresentada primeiramente à tutela, seja mais robusta, esclarecedora e com maior capacidade de gerar compromissos entre os Profissionais de Educação Física.

De acordo com a tutela, o projeto terá as seguintes fases:

  • entrega e discussão com a tutela da versão 2 do documento Aprendizagens Essenciais em Educação Física;
  • apresentação oficial do Perfil do Aluno para a Escolaridade dos 12 anos por parte da tutela;
  • organização, por parte das associações de professores, de formação na área da gestão flexível do currículo;
  • trabalho de e entre associações de professores e outros grupos de trabalho no sentido de concretizar as restantes partes do documento final (planeamento, avaliação, cidadania e inclusão).
  • apresentação de uma nova matriz curricular para o Ensino Básico e Ensino Secundário, em que 25% do horário escolar do alunos será dedicado a projetos.

Este processo não está encerrado, pelo que contamos com a vossa participação para as fases seguintes deste projeto.

Equipa Aprendizagens Essenciais em Educação Física:
Avelino Azevedo, Jorge Mira e Nuno Fialho (CNAPEF)
Nuno Ferro, João Costa e Dora Carolo (SPEF)
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2 respostas a Próxima Etapa – Aprendizagens Essenciais em Educação Física. Currículo para o Século XXI.

  1. Arnaldo Santos diz:

    Eu contribuo sempre, na medida do possível, com as minhas reflexões e opiniões, desde que entenda que estas são úteis para alguma coisa. Contudo, para este processo, parece-me que as associações profissionais deviam ter chamado o grupo de especialistas em DESENVOLVIMENTO CURRICULAR, que fez os PROGRAMAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, coordenado pelo professor Luís Bom, uma vez que os professores não são especialistas desta área do conhecimento. Este foi um processo, no mínimo, eticamente questionável. E já agora, não é tutela, é Ministério da Educação, uma vez que nós estamos na Administração Direta do Estado, onde vale o poder hierárquico, e não estamos na Administração Autónoma do Estado, onde vale o poder de tutela.

    Com os melhores cumprimentos,

    Arnaldo Santos
    Professor de Educação Física e Jurista

    • Caro colega Arnaldo Santos.
      Desde já obrigado pelo seu comentário.

      Respeitamos sua opinião, mas como é óbvio não concordamos com a mesma.
      Gostaria de esclarecer o seguinte:
      – este projeto não pretende criar currículo. O currículo já existe e está bem explicito nos Programas Nacionais de Educação Física. O que a SEE nos pediu, e nós correspondemos afirmativamente porque temos toda a legitimidade para afirmar que representamos os Professores de Educação Física em Portugal e conhecemos a uma escala nacional o que se passa nas escolas, foi que se identificasse o que consideramos essencial na Educação Física em cada ano de escolaridade tendo em conta as referências curriculares oficiais.
      – pedimos parecer a todos os professores de Educação Física que leccionam em Portugal Continental e Ilhas, assim como às Associações de Professores Regionais, às Instituições de Ensino Superior que formam profissionais de Educação Física e a todos aqueles que quisessem contribuir para a melhoria do mesmo, especialistas ou menos especialistas.
      – a nossa equipa tem toda a capacidade para criar uma proposta deste tipo, já que integra não só elementos que estiveram na construção dos programas nacionais de EF, como elementos com capacidade de apoiar na construção de um documento deste tipo, divulgá-lo junto da comunidade de profissionais de Educação Física, recolher feedbacks e incorporá-los num documento que represente a generalidade da opinião de todos aqueles que diretamente ou indiretamente se relacionam profissionalmente com esta área.
      – esta é apenas uma proposta. Ou seja, ainda terá que ser aceite pela SEE e ainda será objeto de um processo formal de discussão pública, pelo que haverá oportunidade para alterá-la completamente ou parcialmente.

      Por tudo isto, não nos parece que a sua afirmação – “este foi um processo, no mínimo, eticamente questionável”, tenha qualquer tipo de correspondência com a realidade. Muito pelo contrário.

      Quando ao pormenor Ministério da Educação vs Tutela, agradecemos o seu contributo e esclarecimento. Esta é uma área onde, sem qualquer dúvida, temos grandes limitações. Nesse sentido, e agora que sabemos que tem competências como jurista, iremos procurá-lo numa próxima ocasião que precisemos de ajuda nesta área.

      Mais uma vez obrigado pelo seu comentário.
      Deu-nos oportunidade, mais uma vez de esclarecer qual o objectivo deste projeto em que estamos inseridos.

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