CNAPEF discutiu as Aprendizagens Essenciais em EF com 200 professores na Madeira

O CNAPEF esteve na Madeira, onde ouviu a opinião de 200 docentes sobre o documento das Aprendizagens Essenciais em Educação Física. 

Nos passados dias 2, 3 e 4 de março de 2017, o CNAPEF esteve na ilha da Madeira, onde teve oportunidade de conhecer um pouco melhor a realidade da Educação Física e do Desporto Escolar nesta região autónoma.

Integrado no processo de auscultação pública da proposta de Aprendizagens Essenciais em Educação Física, que já percorreu várias regiões do Continente (Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Lisboa Almada, Évora e Algarve), este evento contou com a participação, no total das duas sessões realizadas, de quase 200 professores da Região da Madeira, oriundos dos grupos de recrutamento 110, 160, 260 e 620, assim como a participação da Secretaria Regional de Educação, da Direção de Serviços de Desporto Escolar e respetivos recursos humanos.

Para além da discussão e análise da aplicabilidade desta proposta de aprendizagens essenciais em Educação Física para cada ano de escolaridade à realidade específica da Madeira, tivemos ainda a oportunidade de debater a importância das provas de aferição em Educação e Expressão Físico Motora, que neste ano letivo irão avaliar os alunos do 2º ano de escolaridade, bem como de conhecer um pouco melhor o investimento que esta região tem feito para que as crianças e jovens ganhem competências que lhes permitam, por exemplo, estar adaptadas ao meio aquático, assim como outros projetos de formação desportiva.

Aproveitando a estadia no Funchal, o CNAPEF reuniu também com a Divisão de Desporto Escolar da Secretaria de Estado da Educação, bem como com todos os responsáveis pelas modalidades praticadas naquela Região Autónoma. Para além disso, no sábado de manhã pudemos assistir a um vasto conjunto de atividades do Desporto Escolar, que se realizam em diversos recintos desportivos e que movimentam regularmente algumas centenas de atletas de toda a ilha quase todos os sábados do ano letivo.

Gostaríamos de destacar o nível de prática de atividade física corretamente orientada e adaptada que encontramos na Região Autónoma da Madeira, nomeadamente ao nível do 1º ciclo do Ensino Básico. Pelas informações que conseguimos recolher:

  • Todos os alunos desta região autónoma têm Educação Física no 1º ciclo – uma hora semanal do 1º ao 4º ano de escolaridade, em regime de coadjuvação: professor titular da turma e professor especialista (formado em Educação Física).
  • As Atividades de Enriquecimento Curricular, que chegam a mais de 90% dos alunos dos alunos neste ciclo, complementam o currículo da Educação Física no 1º ciclo com uma hora semanal no 1º e no 2º ano de escolaridade e com duas horas semanais no 3º e 4º ano de escolaridade.
  • Os professores que lecionam a Educação Física em cada uma das turmas de 1º ciclo são, tendencialmente e na maior parte dos casos, os professores que também estão responsáveis pelas atividades de enriquecimento do currículo nessas mesmas turmas.
  • Os professores que lecionam Educação Física no 1º ciclo têm um grupo de recrutamento próprio (160) e fazem parte do respetivo conselho de turma.
  • Uma grande parte considerável dos alunos do 1º ciclo têm ainda a oportunidade de participar em 8 atividades anuais organizadas pelo Desporto Escolar, assim como na grande festa de encerramento do ano letivo, que integra um vasto conjunto de atividades, como dança, ginástica, música, etc. e que tem uma concorrida Cerimónia de Abertura, bem como muitas atividades pelas ruas do Funchal.

Esta é uma realidade que seguramente chama a atenção de todos aqueles que, no Continente e há mais de 25 anos, reclamam por uma Educação Física no 1º ciclo efetiva e corretamente orientada.

Durante este evento o CNAPEF lançou ainda o desafio de voltarmos a ter uma APEF Madeira, para que este região autónoma possa estar em par de igualdade com os restantes distritos no continente. A receptividade a esta desafio foi bastante boa, pelo que em breve esperamos ter boas notícias dos nossos colegas da Região Autónoma da Madeira.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Aprendizagens Essenciais em Educação Física, NOTÍCIAS com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s