Valença – Boas Práticas na Educação Física e no Desporto para Crianças e Jovens

Na tarde do dia 6 e manhã de 7 de dezembro de 2019, a Biblioteca Municipal de Valença irá receber uma edição de Boas Práticas na Educação Física e no Desporto, respetivamente com os temas – Coadjuvação de Educação Física no 1ºCEB e Náuticas Escolares.

Este projeto das Boas Práticas surgiu em 2018 da iniciativa do Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF) e das Associações Regionais de Profissionais de Educação Física e Desporto (APEFS) e conta com o importante apoio da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, da Sociedade Portuguesa de Educação Física e do Projeto Desporto Escolar.

Tem como finalidade, através da organização e operacionalização de processos de formação contínua, concorrer para a criação e promoção de comunidades de aprendizagem nas áreas da Educação Física e do Desporto direcionado para crianças e jovens, identificando e partilhando boas práticas desenvolvidas por profissionais de Educação Física e Desporto (Professores de Educação Física, Treinadores, Técnicos de Desporto).

O evento em Valença é uma organização da Associação de Profissionais de Educação Física do Alto Minho (APEFAM), em parceria com o Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF), e com o apoio do Município de Valença, do Município de Monção, do AE Muralhas do Minho, do AE de Vila Nova de Cerveria, do AE de Monção, da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, da Sociedade Portuguesa de Educação Física, do Projeto Desporto Escolar e da Escola Superior de Educação do IPVC.

Quais são as intervenções que vamos assistir em Valença?

Este evento irá contar com apresentações de 3 projetos:

  • Boas Práticas de Coadjuvação na Educação Física do 1º Ciclo do Ensino Básico no Distrito de Viana do Castelo
  • Boas Práticas de Coadjuvação na Educação Física do 1º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas do Monte da Caparica, Almada.  
  • Projeto de Canoagem. Escola do 2º/3º Ciclos e Secundária de Arcozelo. Ponte de Lima. 

Com duas conferências:

  • Desenvolver a Educação Física no 1º CEB depende de quê e para quem? O papel dos diretores, professores de 1º CEB e de EF, autarcas,  governos e associações desportivas na oportunidade da flexibilidade e autonomia curricular.
  • As Actividades Náuticas no quadro dos Projectos Educativos Escolares numa perspectiva interdisciplinar e integrada no contexto social. 

E ainda com um painel de discussão:

  • Painel de Discussão – Contributo dos Centros de Formação Desportiva, das Autarquias e dos Clubes Desportivos para o desenvolvimento de boas práticas de Actividades Náuticas Escolares. 

Qual é data, local e programa?

O evento irá decorrer nos dias 6 e 7 dezembro de 2019, na Auditório da Biblioteca Municipal em Valença (ver localização).

6 de dezembro
15:30Registo e acreditação dos participantes
15:45 Sessão de Abertura
16:00Boas Práticas de Coadjuvação na Educação Física do 1º Ciclo do Ensino Básico. Apresentação do Distrito de Viana, por Linda Saraiva, e do AE do Monte da Caparica, Almada, por Mário Guimarães.
17:15 Intervalo
17:30 Desenvolver a Educação Física no 1º CEB depende de quê e para quem? Conferência por Luís Bom.
18:00Debate
18:30Encerramento do dia 1
7 de dezembro
09:00Registo e acreditação dos participantes
09:15 Sessão de Abertura
09:30Apresentação do Projeto de Canoagem da Escola do EB 2/3º ciclo e do ES de Arcozelo. Ponte de Lima. Apresentação por Luís Meira
10:15 Painel de Discussão – Contributo dos Centros de Formação Desportiva, das Autarquias e dos Clubes Desportivos para o desenvolvimento de boas práticas de Actividades Náuticas Escolares. 
11:30 Intervalo
11:45As Actividades Náuticas no quadro dos Projectos Educativos Escolares numa perspectiva interdisciplinar e integrada no contexto social.  Conferência por Luís Bom.
12:30Debate
13:15Sessão de Encerramento e Conclusões

Para quem se dirige?

  1. Professores de Educação Física e do Desporto Escolar.
  2. Treinadores que tenham interesse ou que estejam a desenvolver projectos de promoção de Atividade Física e do Desporto em colaboração com Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas.
  3. Chefes de Divisão ou Técnicos Superiores do Desporto integrados em autarquias que tenham interesse ou que estejam a desenvolver projetos de promoção de Atividade Física e do Desporto em colaboração com Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas.
  4. Estudantes do Ensino Superior nas áreas da Educação Física, do Desporto e da Gestão Desportiva.

Atribui Créditos?

A ação está em processo de acreditação para:

  • Professores de Educação Física (GR 260 e 620 – 0,24 créditos), como ação de formação de curta duração. 
  • e para Treinadores (componente geral – 1,3 créditos).

Inscrições

As inscrições são grátis e realizadas através do preenchimento de um formulário online.



Tenho uma questão/dúvida. Como entro em contacto com os responsáveis?

Poderá fazê-lo através do seguinte endereço de email: boaspraticas.efde.cnapef@gmail.com

%d bloggers like this: