Programas e Metas de EF

Nesta página poderá fazer o download dos programas curriculares de Educação Física, assim como das Metas de Aprendizagem para o Ensino Básico e para o Ensino Secundário.

Programas de Educação Física

Metas de Aprendizagem para Educação Física

19 respostas a Programas e Metas de EF

  1. Margarida Rente diz:

    Afinal as metas estão em vigor ou não?

    • Olá Margarida.
      As metas de aprendizagem de Educação Física do Ensino Básico foram publicamente apresentadas durante o anterior Governo (estão ainda disponíveis no site da DGIDC). No entanto, esta equipa do Ministério da Educação e Ciência revogou essas mesmas metas, não tendo apresentado qualquer alternativa até ao momento.
      As metas de aprendizagem de Educação Física do Ensino secundário foram elaboradas pela mesma equipa que elaborou as do Ensino Básico, mas nunca chegaram a ser apresentadas por qualquer Governo.
      Cumprimentos,
      Nuno Fialho

  2. Vitor diz:

    Olá boa tarde

    este ano voltei a ter turmas de 2º CEB. Como não lecciono este ciclo há anos, gostava de saber se o programa de EF para 2º CEB ainda é o que está aqui no site. No site da DGIDC encontro o mesmo programa, com 2 volumes. Se sim, já é antiguinho. Não há uma versão mais recente?

    Obg

    • Boa noite Vítor.
      Os Programas oficiais de Educação Física para o 2º ciclo do Ensino Básico são os que estão no site.
      Faço-lhe a recomendação de utilizar as metas para o Ensino Básico, já que foram construídos pela mesma equipa e integram estes programas e os dos 1º e 3º ciclos do Ensino Básico, dando-lhes uma perspectiva integrada e vertical do currículo.
      Qualquer outra questão, disponha.

      Desejo-lhe um bom trabalho.
      Nuno Fialho
      Vice-Presidente do CNAPEF.

  3. Vitor diz:

    Obrigado pela prontidão da resposta

    Bom ano letivo!

  4. Fátima Amorim diz:

    Boa tarde Nuno
    Diz que as metas de aprendizagem de Educação Física do Ensino Básico estão ainda disponíveis no site da DGIDC…
    No entanto só lá encontro os programas nacionais. Pode enviar-me o link desse site onde eu possa consultar as metas que foram propostas pelo anterior governo pf.
    Muito obrigada.
    Fátima Amorim

  5. Davide diz:

    Boa noite,

    Alguém me sabe dizer se as Metas já estão homologadas e se podem ser utilizadas para apresentação nas escolas?
    Se sim, qual a legislação?

    • Bom dia Davide.
      Relativamente às metas para Educação Física, oficialmente não existem. As metas foram construídas na legislatura anterior, tendo as do Ensino Básico estado, inclusive, no site da extinta DGIDC durante um período considerável de tempo. Ou seja, tanto as metas do Ensino Secundário, como as do Ensino Básico, foram construídas com dinheiro dos contribuintes, mas este governo decidiu, sem qualquer justificação, e apesar dos nossos pedidos de audiência, cancelar essas metas. As únicas referências curriculares para a Educação Física com homologação continuam a ser os Programas Nacionais de Educação Física.
      Dito isto, não significa que as metas não possam funcionar como uma referência para o trabalho desenvolvido pelos professores de EF. Foram construídas na linha dos Programas Nacionais de Educação Física, por elementos que estiveram nas primeiras duas equipas de construção e revisão de programas, dando uma perspectiva mais operacional e mais objectiva na definição do sucesso em Educação Física. O CNAPEF considera que são um excelente documento de apoio nos processos de desenvolvimento curricular centrado na realidade das escolas, razão pela qual as disponibiliza no seu site.

      Obrigado pela sua questão.
      Continuaremos ao seu dispor para qualquer outra questão.

      Com os melhores cumprimentos,
      Nuno Fialho
      Vive Presidente do CNAPEF.

  6. Luis Goncalves diz:

    Boa tarde Nuno,

    Para quando uma revisao dos programas? O que sera a Educacao Fisica no seculo XXi? Sera que os programas actuais estao em “a par” com os alunos que nos deparamos todos os dias? Com o paradigma actual das escolas, Pais, sociedade, Portugal?
    Porque razao nao existe uma comunidade de conhecimento na internet? Para quando um site, blog ou … que pretenda ou possa ser uma “biblioteca de conhecimento” onde estejam disponiveis para a comunidade teses, artigos, videos, opinioes pessoais, algumas ideias que os professores queiram partilhar (opiniao, exercicio, exercicios…), e outros.
    A ultima questao: O que pretendedemos com a Educacao Fisca? Para onde estamos a ir? Que futuros professores estamos nos a formar nas nossas faculdades? Porque nao formamos os futuros alunos com uma persectiva internacional? Porque nos fechamos nos nossos programas nacionais?… O mundo é maior que Portugal…

    Parabens pelo site e toda a informacao,
    Com os melhores cumprimentos,
    Luis Goncalves (Mocambique)

    • Boa tarde Luís.
      Obrigado pelo seu comentário e, desde já, as desculpas pela demora na nossa resposta.

      Coloca questões interessantes que têm sido e deverão continuar a ser objeto de análise e reflexão por parte dos profissionais de EF. Exemplo desse debate são as atividades desenvolvidas pelo CNAPEF, e respetivas APEFS que o fazem mais localmente, pela SPEF e por escolas e agrupamentos de escolas que o têm feito dentro da sua comunidade educativa.

      Mais uma vez obrigado pelo seu comentário.
      Nuno Fialho
      CNAPEF

  7. Mónica Cardoso diz:

    As Metas já estão homologadas e se podem ser utilizadas para apresentação nas escolas?
    Se sim, qual a legislação?

    • Boa tarde Mónica.
      As metas de aprendizagem de Educação Física para o Ensino Básico foram publicamente apresentadas durante o anterior Governo (no site da antiga DGIDC). No entanto, a equipa do Ministério da Educação e Ciência de Nuno Crato revogou essas mesmas metas, não tendo apresentado qualquer alternativa até ao momento.
      As metas de aprendizagem de Educação Física do Ensino secundário foram elaboradas pela mesma equipa que elaborou as do Ensino Básico, mas nunca chegaram a ser apresentadas por qualquer Governo.

      Neste momento a referência oficial são os Programas de Educação Física.

      Com os melhores cumprimentos.
      Nuno Fialho

  8. Hermenegildo Silva diz:

    Olá,
    Beleza pessoal, sou Angolano, professor de Educação Física, mas não me formei na aria, pesso ajuda, para orientarem-me um curso de pouca durabilidasde em educação Fisica

  9. Cristela R diz:

    boa noite, este ano 2016/17 vou lecionar uma turma de CEF podem ajudar-me quanto a program, metas? o programa para o curso de educação e formação que neste site data de 2005, continua a ser mesmo? obrigada

  10. João diz:

    Boa noite.
    Quando foram divulgadas as metas de aprendizagem do ensino básico foram também divulgadas propostas de estratégias de ensino que deveriam ser implementadas para a consecução das metas. Gostaria de saber onde e como poderei encontrar as referidas estratégias de aprendizagem?
    Cumprimentos,

    • Boa noite João.
      Poderá encontrar as metas no site do Cnapef.
      Quanto a estratégias de ensino associadas diretamente às metas, para além das orientações metodológicas, desconhecemos a existência de outro qualquer documento.

      Cumprimentos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s