Professores de Educação Física são os mais qualificados do sistema educativo

Quase 25% têm mestrado ou doutoramento, enquanto que apenas 12,7% dos professores do ensino básico e secundário eram titulares desses graus em 2020/21

De acordo com os dados do último Perfil do Docente publicado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, apenas 12,7% dos professores do ensino básico e secundário e educadores de infância eram titulares de um doutoramento ou mestrado em 2020/21. No entanto, e apesar de “um professor que tenha o grau de doutor não tem qualquer vantagem de progressão, remuneração ou reconhecimento na escola onde lecciona”, conforme é sublinhado por uma investigadora ao Jornal Público, que avançou hoje com esta notícia, os Professores de Educação Física são os que têm mais qualificações.

Os números comprovam que os professores de Educação Física são os mais qualificados: 24,6% dos seus docentes têm mestrado ou doutoramento. Seguem-se os de Física e Química (17,9%), Biologia e Geologia (17,8%), Matemática (14,8%) e Português (14,3%).

Quanto ao nível de ensino, os mais bem qualificados estão no 3.º ciclo e secundário (16,6%) e os piores entre os educadores de infância (4,1%).

Outro dado deste estudo, que também é noticiado no Expresso, é que, tendo em conta que a idade média dos professores é atualmente de 52 anos, a maioria dos professores em exercício detém licenciaturas realizadas antes da reforma de Bolonha.

Não quer perder as últimas informações sobre o movimento associativo da Educação Física e do Desporto?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber todas as informações importantes diretamente na sua caixa de email.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: