CNAPEF e SPEF acompanham situação da Educação Física após publicação do Despacho n.º 6605-A/2021

A saída do Despacho n.º 6605-A/2021, de 6 de julho de 2021, consagrou as Aprendizagens Essenciais (AE) como referencial curricular para todas as áreas disciplinares em todos os anos de escolaridade, revogando os demais documentos curriculares.

No caso da Educação Física esta promulgação cria uma situação complexa, de algum vazio curricular, uma vez que as AE, sendo suportadas e enquadradas na sua aplicabilidade pelos Programas Nacionais de Educação Física, não concretizam toda a extensão do currículo, bem como não definem das possibilidades de execução e flexibilidade próprias do programa da disciplina.

O CNAPEF e a SPEF encontram-se neste momento a analisar esta situação, mantendo o contacto com as entidades oficiais, no sentido de garantir a existência de um documento curricular coerente e consentâneo com as necessidades de desenvolvimento das aprendizagens dos alunos nesta área disciplinar.

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3 Comments on “CNAPEF e SPEF acompanham situação da Educação Física após publicação do Despacho n.º 6605-A/2021

  1. Venho colocar uma questão que está a incomodar profundamente o meu grupo de EF, do meu agrupamento, pois perante a saída do Despacho n.º 6605-A/2021, de 6 de julho de 2021 e sem mais esclarecimentos como se organizam os agrupamentos na sua organização curricular? Que planificações?Que modalidades ? Que critérios de avaliação e de classificação? São só as AE e Perfil do aluno que serve de base à nova organização? E o Projeto MAIA? Era bom que as Associações de Profissionais que nos regem tenham uma opinião para que não continuemos a fazer cada um o que bem apetece!
    A disciplina de EF pode correr mais uma vez o perigo de ficar à “vontade” de quem nos “comanda”, deixar de contar para a média do ES!

    • Cara Teresa.
      Obrigado pelo seu comentário.

      Tal como indica a publicação conjunta de hoje (SPEF e CNAPEF) as Aprendizagens Essenciais são “suportadas e enquadradas na sua aplicabilidade pelos Programas Nacionais de Educação Física” e que “não concretizam toda a extensão do currículo”.
      Pelo que as AE só existem com o enquadramento dos Programas Nacionais de Educação Física e das suas Orientações.

      Em relação ao Projeto MAIA, não vemos nenhuma relação antagónica com os Programas Nacionais de Educação Física, pelo contrário.

      Por fim, queremos reforçar que continuaremos a trabalhar, tal como a publicação indica, para reforçar o valor da Educação Física, o valor que o seu currículo representa para o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e o valor que os seus profissionais acrescentam ao sistema educativo.

      Obrigado mais uma vez pelo seu comentário.

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