Esclarecimento CNAPEF e SPEF sobre notícia no Jornal Público

Quando a média é quase 16, ou temos um país de atletas ou então as notas estão ligeiramente inflacionadas…

Na sequência de uma notícia publicada no passado dia 21 de maio no Jornal PÚBLICO, sobre os rankings das escolas, com o subtítulo “Quando a média é quase 16, ou temos um país de atletas ou então as notas estão ligeiramente inflacionadas”, as Direções do Conselho Nacional de Profissionais de Educação Física e Desporto e da Sociedade Portuguesa de Educação Física partilham o seguinte esclarecimento.

Reação ao Esclarecimento CNAPEF e SPEF

Após o esclarecimento CNAPEF/SPEF sobre a notícia PÚBLICO acerca da  inflação das classificações de Educação Física, todos estão finalmente de acordo:

“A Educação Física cumpre, mais do que as outras disciplinas, o seu verdadeiro papel enquanto normalizadora do sistema”.

Esta afirmação de Avelino Azevedo, Presidente do CNAPEF, no PÚBLICO de hoje, reforça o facto, conforme assegurou, de que “Dentro das disciplinas sem exame, [a disciplina de Educação Física] está perfeitamente enquadrada com os critérios adoptados pelas escolas, diz, reforçando a ideia de que “é de rejeitar qualquer interpretação que particularize” a disciplina.

Esta linha também hoje reconhecida pelo principal visado no esclarecimento CNAPEF/SPEF, Gil Nata, investigador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, que alerta para “uma inflação generalizada nas notas das disciplinas pode ser factor de desigualdade”, mas ressalva: ““Isto não acontecerá a Educação Física”.

Este caso também é salientado pela própria pesquisa do próprio PÚBLICO, onde os números falam por si: ”A análise do PÚBLICO à base de dados das notas internas concluiu que, entre as cinco disciplinas com mais alunos inscritos no 12.º ano que não são sujeitas a exame, Aplicações Informáticas B é a disciplina com a maior taxa de alunos com notas entre os 18 e os 20 valores (68,59% obtiveram esta classificação). Segue-se Biologia (47,73%), Psicologia B (41,89%), Sociologia (37,04%) e Educação Física (26%)”.

Aceder à notícia completa do PÚBLICO através da seguinte ligação – Professores de Educação Física rejeitam que as notas da disciplina estejam inflacionadas.

Não quer perder as últimas informações sobre o movimento associativo da Educação Física e do Desporto?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber todas as informações importantes directamente na sua caixa de email.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: