2019 – Boas Práticas na Educação Física e no Desporto para Crianças e Jovens

Este projeto surgiu da iniciativa do Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF) e das Associações Regionais de Profissionais de Educação Física e Desporto (APEFS) e conta com o importante apoio da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, da Sociedade Portuguesa de Educação Física e do Projeto Desporto Escolar.

Tem como finalidade, através da organização e operacionalização de processos de formação contínua, concorrer para a criação e promoção de comunidades de aprendizagem nas áreas da Educação Física e do Desporto direcionado para crianças e jovens.

Em 2018 contou com a realização de 3 eventos formativos durante o ano civil – Barreiro, Algarve e Braga, totalizando mais de 180 participantes, entre os quais, Professores de Educação Física, Treinadores, Técnicos de Desporto e responsáveis das várias entidades locais e nacionais que se relacionam com a Educação Física e com o Desporto.

Resultantes destes 3 eventos em 2018, foram identificadas 12 boas práticas que suscitaram grande interesse de todos aqueles que se interessam por esta temática, totalizando quase 800 pedidos de acesso online aos documentos específico de cada projeto. Pode saber mais sobre os eventos de 2018 através das seguintes ligações – Edição Barreiro, Edição Braga, Edição Loulé.

Quais são os Objectivos para 2019?

  1. Dar continuidade do Projeto iniciado em 2018 e ao apoio importante do IPDJ ao movimento associativo da Educação Física e do Desporto.
  2. Procurar identificar “Bons Projetos na promoção da Educação Física e do Desporto em Crianças e Jovens em idade escolar.”
  3. Produzir e partilhar conteúdos a partir das boas práticas selecionadas que concorram para criar um modelo que permita responder à seguinte questão – O que é um bom projeto na promoção da atividade física e desportiva nas crianças e jovens?
  4. Reforçar a ligação entre as entidades parceiras (nas áreas da Educação, Educação Física e do Desporto) para a organização e realização dos eventos deste tipo direcionados das nossas áreas de intervenção.

Para quem se dirige?

  1. Professores de Educação Física e responsáveis por grupos e atividades desenvolvidas no âmbito do Desporto Escolar.
  2. Treinadores que tenham interesse ou que estejam a desenvolver projectos de promoção de Atividade Física e do Desporto em colaboração com Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas.
  3. Chefes de Divisão ou Técnicos Superiores do Desporto integrados em autarquias que tenham interesse ou que estejam a desenvolver projetos de promoção de Atividade Física e do Desporto em colaboração com Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas.
  4. Estudantes do Ensino Superior nas áreas da Educação Física, do Desporto e da Gestão Desportiva.

Atribui Créditos?

A ação é acreditada para:

  • Professores de Educação Física (GR 260 e 620 – 0,24 créditos), como ação de formação de curta duração
  • e para Treinadores (componente geral – 1,2 créditos)

Onde vão ser realizados este eventos em 2019?

Para 2019 está projetado um conjunto de 8 eventos, nomeadamente as seguintes edições – Viana do Castelo, Braga, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra, Barreiro e Algarve.

Onde pode ter acesso a mais informações e fazer a inscrição?

Cada evento terá uma página dedicada onde poderá ter acesso a mais informações e proceder à sua inscrição.

  • Ir para Evento em Viana do Castelo (página em construção)
  • Ir para Evento em Braga (página em construção)
  • Ir para Evento no Porto (página em construção)
  • Ir para Evento em Viseu (página em construção)
  • Ir para Evento em Aveiro (página em construção)
  • Ir para Evento em Coimbra (página em construção)
  • Ir para Evento em Barreiro (página em construção)
  • Ir para Evento no Algarve (página em construção)

 

%d bloggers like this: