Boas Práticas na Educação Física e no Desporto para Crianças e Jovens

Enquadramento

Este projeto surgiu da iniciativa do Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF) e das Associações Regionais de Profissionais de Educação Física e Desporto (APEFS).

Tem como finalidade contribuir para a criação e promoção de comunidades de aprendizagem nas áreas da Educação Física e do Desporto direcionado para crianças e jovens, e com a participação de:

  • Professores de Educação Física,
  • Treinadores,
  • Técnicos de Desporto
  • e responsáveis das várias entidades locais e nacionais que se relacionam com a Educação Física e com o Desporto, incluindo Desporto Escolar, IPDJ e responsáveis dos municípios.

2018

Em 2018 contou com a realização de 3 eventos formativos durante o ano civil – Barreiro, Algarve e Braga, totalizando mais de 180 participantes.

Poderá saber mais sobre estes eventos através das seguintes ligações:

2019

Em 2019, por sua vez, contou com a realização de 8 eventos formativos – Valença, Braga, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra, Barreiro e Algarve, totalizando mais de 300 participantes.

Estes eventos contaram com o importante apoio da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, da Sociedade Portuguesa de Educação Física e do Projeto Desporto Escolar.

Conteúdos produzidos

A partir destes 11 eventos realizados em 2018 e 2019, foram produzidos e partilhados um total de 41 conteúdos sobre estas boas práticas e que suscitaram grande interesse de todos aqueles que se interessam por esta temática, totalizando mais de 1000 pedidos de acesso online.

Quais são os Objectivos para 2020?

Cada ano que passa julgamos que sabemos mais sobre – O que é um bom projeto na promoção da atividade física e desportiva nas crianças e jovens?

No entanto, face à heterogeneidade de contextos socioeconómicos, desportivos e educativos que percepcionamos no nosso Portugal, e também a partir da necessidade identificada de reforçar a ligação entre as entidades com responsabilidades nas áreas da da Educação, Educação Física e do Desporto, consideramos que este projeto ainda só está no início.

Neste sentido pretendemos dar continuidade ao projeto iniciado em 2018 e ao apoio importante do IPDJ ao movimento associativo da Educação Física e do Desporto.

A discussão baseada em “Bons Projetos que consigam promover com sucesso a atividade física desportiva junto das crianças e jovens é essencial para que possamos partilhar conhecimentos, trocar experiências e estratégias e detectar dificuldades de desenvolvimento, pelo que contamos ter mais novidades em breve.

%d bloggers like this: