Está na altura de termos uma APEF no Distrito de Lisboa

Porquê uma APEF em Lisboa?

Neste último ano temos recebido vários pedidos de reativação da APEF (Associação de Profissionais de Educação Física e Desporto) de Lisboa.

Tipicamente colocam-se 4 questões comuns.

  1. O que é uma APEF?
  2. O que faz uma APEF?
  3. Para que serve uma APEF?
  4. Quais foram os principais resultados do movimento associativo nos últimos tempos?

O que é uma APEF?
Uma APEF (Associação de Profissionais de Educação Física) é uma associação que representa os profissionais de Educação Física de uma determinada região de Portugal, tipicamente um distrito de Portugal continental ou uma região autónoma.
As APEFs fazem parte do CNAPEF (Conselho Nacional de Associações de Professores e Profissionais de Educação Física) que é estrutura congregadora e coordenadora das Associações de Profissionais de Educação Física e de Desporto, sendo o principal interlocutor junto da tutela e de outras organizações com representatividade nacional em várias áreas de intervenção, nomeadamente na Educação Física e no Desporto.
Neste momento as APEFS ativas são as seguintes: Braga, Porto , Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria Castelo Branco, Foz Tejo, Évora e Algarve.

O que faz uma APEF?
Cria e operacionaliza um plano de atividades de vai ao encontro das necessidades e possibilidades de desenvolvimento da comunidade profissional que diretamente representa – Formação, seminários, debates, torneios, etc.
Contribui de forma decisiva para melhorar a imagem e notoriedade da comunidade profissional da Educação Física, quer localmente, quer a nível nacional.

Para que serve uma APEF?
A um nível local defende a nossa profissão através da garantia da aplicação de princípios Éticos e Deontológicos a que os profissionais da nossa área deverão estar obrigados, bem como a afirmação e dignificação do seu papel e da sua atividade nos contextos onde a Educação Física se manifesta – Escolas, Ginásios/Academias, Clubes Desportivos e Autarquias locais.
Contribui de forma decisiva para reforçar a imagem e notoriedade da comunidade profissional da Educação Física, quer localmente, quer a nível nacional.
Contribui de forma decisiva para o desenvolvimento dos profissionais, nomeadamente nas áreas da Educação Física e do Desporto.

Como é que o movimento Associativo dos Profissionais de Educação Física e Desporto tem afetado diretamente ou indiretamente a nossa profissão?
Partilhamos alguns dos resultados mais visíveis nos últimos tempos:

  • Melhoria do Programa do Desporto Escolar. Teve um papel importante na construção do novo Programa do Desporto Escolar (ciclo 2017/2021), resultante das conclusões da Jornada de Reflexão do Desporto Escolar que teve lugar em março de 2017.
  • Contributo decisivo para o desenvolvimento do currículo da disciplina de Educação Física. Ex.: fez parte da equipa responsável pela proposta de Aprendizagens Essenciais em Educação Física – Projeto Currículo para o Séc. XXI.
  • Aferição e Inovação ao nível do desenvolvimento do Currículo da Educação Física. Ex.: teve e tem um papel decisivo no aparecimento de Avaliação Externa (de cariz prático) na disciplina de Educação Física. Ex.: Provas de Aferição no Ensino Básico.

Reforçando as ideias de Joaquim Azevedo, conhecido e reputado é investigador, o que é necessário para termos uma profissão à “prova de bala”? Resposta – Proactividade, Estratégia e Cooperação.

Partindo do pressuposto que nenhum Ministério fará por nós o que precisamos de fazer e com urgência, temos que nos organizar, mobilizar e agir. É necessário continuar a valorizar a nossa área.

É nesse sentido que vos convidamos em participar na reativação desta APEF da região de Lisboa. 
 
Não faz qualquer sentido que a principal capital de distrito, e os seus profissionais, não possam participar de um modo mais ativo na defesa e desenvolvimento da nossa profissão.

É tempo de dar voz aos Profissionais de Educação Física e de Desporto no Distrito de Lisboa. 

Utilize a seguinte ligação se quiser participar deste processo  – Gostaria de fazer parte da APEF Lisboa

Com os melhores cumprimentos
A Direção do CNAPEF.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em NOTÍCIAS com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s