CNAPEF e SPEF apresentam conclusões e ouvem Deputados na Assembleia da República.

Audiência na Comissão de Cultura, Juventude e

Hoje, dia 25/10/2017, o Conselho Nacional de Associações de Professores e Profissionais de Educação Física (CNAPEF) e a Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF) estiveram na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto onde apresentaram os resultados da Jornada de Reflexão sobre o Desporto Escolar, evento que teve lugar no dia 17 de março de 2017 em Lisboa.

Após um breve enquadramento desta iniciativa conjunta do CNAPEF, da SPEF e do Comité Olímpico de Portugal, foram apresentados aos deputados desta comissão o conjunto de 25 propostas que resultaram deste encontro e para o qual contribuíram os mais de 30 participantes que representaram os vários sectores da sociedade civil com interesse direto e indireto nesta matéria (professores, treinadores, instituições de ensino superior, alunos, pais, deputados, presidentes de associações e confederações desportivas, autarcas, deputados etc.)

As intervenções dos grupos parlamentares que marcaram presença nesta audição (PS, PSD, PCP, CDS e BE) foram unânimes no reconhecimento do valor social e educativo do maior projeto educativo em Portugal (projeto do Desporto Escolar) e da necessidade da criação das condições necessárias para o desenvolvimento deste projeto, revendo-se, de acordo com a nossa interpretação, no conjunto de 25 propostas de melhoria resultantes desta Jornada de Reflexão e que enquadram em 3 vectores estratégicos:

  1. A valorização social do Desporto Escolar;
  2. Condições de desenvolvimento do Desporto Escolar;
  3. A relação do Desporto Escolar com o Desporto Federado.

Das restantes intervenções dos deputados presentes nesta comissão destacamos as seguintes:

  • existe um problema de valorização social do Desporto Escolar?
  • em que medida as 25 sugestões apresentadas foram integradas no novo Programa do Desporto Escolar 2017/2021 publicado no dia 13 de setembro de 2017 ou mesmo no regulamento do programa do Desporto Escolar 2017/2018 publicado?
  • se estão criadas as condições físicas (instalações físicas e materiais) para que todos os alunos tenham acesso ao Desporto Escolar?
  • em que medida deverá haver uma maior ligação entre escola e movimento associativo desportivo?
  • como avaliar o impacto dos projetos de Desporto Escolar cruzando dados quantitativos com dados qualitativos?

Através do site específico desta comissão poderá ter acesso a mais informação sobre esta audiência, inclusive ao audio. Visitar site com informação sobre audição na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

O CNAPEF e a SPEF procurarão acompanhar de perto o novo programa do Desporto Escolar, estando previstas outras iniciativas que possam concorrer de uma forma construtiva para que este projeto consiga concretizar os objetivos a que se propõe.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Desporto Escolar, Jornada de Reflexão DE2017-2021 com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a CNAPEF e SPEF apresentam conclusões e ouvem Deputados na Assembleia da República.

  1. Pingback: Está na altura de termos uma APEF no Distrito de Lisboa | Conselho Nacional de Associações de Professores e Profissionais de Educação Física

  2. Pingback: Proposta de Comissão de Acompanhamento do Desporto Escolar | Conselho Nacional de Associações de Professores e Profissionais de Educação Física

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s