CNAPEF discute a ligação entre o Desporto Escolar e o Movimento Associativo Desportivo.

No passado sábado, dia 20 de maio, o CNAPEF esteve presente no Fórum Articulação Desportiva entre Escolas e Clubes, com presença no painel – “A ligação entre o Desporto Escolar e o Movimento Associativo Desportivo”.

Este evento, integrado na semana do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas, contou com 170 profissionais das áreas da Educação Física, do Desporto Escolar e do Desporto Federado, assim como os mais altos responsáveis pelos pelouros do Desporto e Educação da CMO, o vice-presidente da SPEF, o responsável pela formação do IPDJ, um ex-coordenador Nacional do Desporto Escolar, representantes dos pais e encarregados de Educação, dirigentes desportivos locais, entre outros.

Como principais resultados deste painel podemos destacar os seguintes:

  • os municípios constituem-se como interlocutores privilegiados na definição dos projetos locais que promovam a prática da atividade física e do desporto, procurando fomentar sinergias (entre escolas e clubes), potenciar recursos (nomeadamente ao nível das instalações) e criando dinâmicas que promovam um maior envolvimento comunitário.
  • saiu reforçada a necessidade de garantir uma efetiva Educação Física no 1º ciclo do Ensino Básico, não só  porque faz parte do currículo nuclear deste ciclo, como é o processo mais eficiente de garantir uma formação motora de base que condiciona positivamente não só o desenvolvimento social, motor, cognitivo, moral das nossa crianças, como o próprio processo de formação desportiva em qualquer modalidade. 
  • da possibilidade de se começar a pensar num perfil de Professor de Educação Física que também é responsável pelo Desporto Escolar no sentido de desenvolver os esforços necessários, na formação inicial e contínua, para corresponder de uma melhor forma a esta necessidade.
  • exemplos de projetos desportivos escolares de sucesso em várias geografias de Portugal, tais como no AE de Amarante, AE Fontes Pereira de Melo e AE Escolas do Cerco do Porto, AE Escolas Nuno Tavares em Castelo Branco, CLDE Leiria, AE n.º 4 de Évora, AE D. José I de Vila Real de Santo António, AE Albufeira Poente, AE Poeta António Aleixo de Portimão – indicam que a existência de protocolos entre escolas e clubes é um factor associado a boas práticas desportivas locais, quer ao nível do número de praticantes, quer ao nível de resultados desportivos obtidos em competições.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Seminários/Conferências com as etiquetas , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s