Posição da SPEF e do CNAPEF sobre a classificação de Educação Física no Ensino Secundário

posicao-conjunta-spef_cnapef

O Conselho Nacional de Professores e Profissionais de Educação Física (CNAPEF) e Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF) vêm por este meio congratular-se com o anúncio público, efetuado pelo Ministério da Educação, de que a classificação da Educação Física voltará a ser contabilizada para a média de conclusão do Ensino Secundário e na média de acesso ao Ensino Superior.

Esta decisão repõe o estatuto (classificativo) da disciplina, em situação de paridade com as restantes disciplinas do currículo, situação esta que havia sido alterada com a entrada em vigor do decreto-lei 139/2012, sem qualquer justificação pedagógica.

Esta situação de paridade é fundamental para consagrar o significado da classificação na Educação Física, tal como nas outras disciplinas, como instrumento essencial e imprescindível de valorização do trabalho dos alunos, e assumir o papel e importância desta área disciplinar no alcance de objetivos que ambicionem a formação integral dos nossos jovens.

Retoma-se também a coerência formal entre os objetivos do currículo nacional, que integra a Educação Física desde o Pré-Escolar até ao 12.º ano de escolaridade com propósito únicos, e os processos de verificação e certificação das aprendizagens dos alunos, os principais beneficiários desta medida. Garante-se a possibilidade de poderem usufruir de forma plena, sem constrangimentos de qualquer ordem, do direito de verem reconhecidos as suas competências e conhecimentos, produto das suas aprendizagens.

O CNAPEF e a SPEF continuarão a trabalhar com os responsáveis do Ministério da Educação, procurando criar e fortalecer sinergias entre os diferentes intervenientes, no sentido de sustentar esta medida, bem como alterar a atual situação de ausência efetiva de Educação Física (Expressão e Educação Físico-Motora) no 1º ciclo e garantir a reposição da carga horária no 3º ciclo, melhorando desta forma as condições de realização da Educação Física no nosso sistema educativo, garantindo a todos mais e melhor Educação.

Lisboa, 24 de outubro de 2016.

O Presidente do CNAPEF – Avelino Azevedo

O Presidente da SPEF – Nuno Ferro

Pode descarregar aqui o documento em versão PDF – Posição da SPEF e do CNAPEF sobre a classificação de Educação Física no Ensino Secundário

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em NOTÍCIAS, Tomadas de Posição com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Posição da SPEF e do CNAPEF sobre a classificação de Educação Física no Ensino Secundário

  1. António José R. Pinto Lopes diz:

    Foi reposta a normalidade na disciplina de Educação Física nas nossas Escolas, mas atenção, sejamos capazes de estar à altura deste desafio. A responsabilidade está agora do nosso lado.
    Sejamos competentes e exigentes connosco e com os nossos colegas.
    É a altura de provarmos que efetivamente “Não há Educação sem Educação Física”.
    Abraço para todos os que tornaram possível esta realidade.

    A. Pinto Lopes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s