CNAPEF e SPEF em audiência com Grupo Parlamentar do PCP

Assembleia da República

Ontem, dia 5 de maio de 2016, uma comissão de representantes do CNAPEF e da SPEF foi recebida nas instalações da Assembleia da República por representantes do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP).

O objetivo deste pedido de audiência passou por saber a opinião atual do PCP face a alguns dos assuntos que têm sido bastante discutidos pelo movimento associativo da Educação Física, pelas escolas, pelos pais e encarregados de educação e também pela classe política, nomeadamente:

  • A Educação Física no 1º Ciclo. Para quando a sua efetivação em todas as escolas públicas em Portugal?
  • Integração da Educação Física no grupo curricular das Expressões e Tecnologias no 3º ciclo do Ensino Básico. Está prevista alguma mudança no 139/2012 no sentido de retirar a EF desta área e colocar como condição um mínimo de 135 minutos semanais, para todos os alunos de todas as escolas públicas em Portugal? Aproveitamos para indicar alguns dados que o CNAPEF e a SPEF estiveram a analisar e que indicam que, passado 2 anos do 139/2012, 21,4% das escolas no Ensino Básico e 23,4% das escolas no Ensino Secundário reduziram a sua carga horária, significando em muito casos menos 5 semanas de aulas de EF em cada ano letivo para esses alunos.
  • Avaliação da Educação no Ensino Secundário. Não havendo qualquer razão científica, social ou moral que justifique a tomada de decisão do anterior governo em tornar a EF a única disciplina do Ensino Secundário que não deverá ser contabilizada para finalização do Ensino Secundário ou para o cálculo da mádia ao Ensino Superior, porque espera este novo Governo para tomar uma medida?

Durante a reunião ficou ciente que a posição do PCP não se alterou com a entrada em ação do novo governo e que existe um compromisso deste grupo parlamentar em trabalhar para que estas questões sejam resolvidas.

Aproveitamos ainda a ocasião para convidar o PCP a estar, mais uma vez, presente no nosso Congresso Nacional de Educação Física, que este ano terá a sua 10ª edição e será realizados nos dias 7, 8 e 9 de julho no Porto, FADEUP.

Deixamos nesta publicação duas animações que foram apresentadas na Conferência Nacional de 2015 – Políticas Educativas na Educação Física e no Desporto Escolar. Perspetivas e Desafios.

Lamentavelmente estes vídeos ainda são muito atuais. Esperemos que rapidamente deixem de se adequar à realidade.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em NOTÍCIAS com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s