Recomendações do Grupo de Especialistas HEPA: Health-Enhancing Physical Activity

Nesta publicação partilhamos o documento elaborado pela Sport Unit, entidade da Comissão Europeia, onde são sugeridas 28 recomendações para a promoção da Educação Física nas Escolas Europeias (com ênfase das habilidades motoras durante a infância) e para a criação de interações favoráveis entre a Educação Física e o setor desportivo, privado e as autoridades locais.

Este trabalho, coordenado pelo representante português, o Doutor Paulo Rocha (IPDJ – IP), parte dos seguintes presssupostos:

  • A Comissão Europeia reconhece que o tempo que as crianças e jovens dedicam à Educação Física e às atividades desportivas Extracurriculares é decisivo para a sua educação e saúde.
  • O declínio registados nos níveis de atividade física nas crianças e jovens na Europa e o aumento do tempo despendido em atividades sedentárias são uma enorme ameaça. Estes factores serão responsáveis por enfermidades ao nível metabólico, físico e mental ao longo da vida.
  • Está estimado que 80% das crianças e jovens em idade escolar apenas praticam atividade física na escola, sendo, deste modo, a única instituição que poderá garantir o cumprimento das recomendações WHO de prática de atividade física para os jovens.
  • A União Europeia elaborou um primeiro plano de trabalho para o Desporto (2011-2015) no qual convidou os estados membros para a definição de políticas europeias multisectoriais e estratégias integradoras com o objectivo de promover atividadade física relacionada com a saúde.
  • O segundo plano de trabalho (2014-2017) integou, entre outras ações previstas, a produção de recomendações para promover a Educação Física nas Escolas, incluindo o desenvolvimento de competências motoras na infância, e acrescentar valor a este propósito através de interações com os sectores desportivo e privado e com a autoridade local.

O documento integral, cuja leitura recomendamos, é um bom instrumento de referência e de análise da situação atual portuguesa ao nível da Atividade Física, Educação Física, Desporto Escolar e também Desporto Deferado – Recomendações da União Europeia Para Promoção da Educação Física nas Escolas. Grupo de Peritos HEPA – UE Sport Unit

Para mais fácil divulgação, análise e discussão deste documento, optámos por fazer uma compilação e tradução para português das 28 recomendações – Compilação CNAPEF de Recomendações HEPA. EC, Sport Unit. Em baixo uma parte dessa compilação.

Compilação CNAPEF de Recomendações HEPA_1

Anúncios
Esta entrada foi publicada em NOTÍCIAS com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Recomendações do Grupo de Especialistas HEPA: Health-Enhancing Physical Activity

  1. Pingback: CONFAP, CNAPEF e SPEF em nova posição conjunta sobre a Educação Física | Conselho Nacional de Associações de Professores e Profissionais de Educação Física

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s