Estudo sobre o Currículo de EF: 1000 Escolas em 2013/2014.

OCurricular EF 2013 2014_2

O CNAPEF e a SPEF irão fazer uma replicação do Estudo sobre a Organização Curricular em Educação Física desenvolvimento no passado ano letivo. Pretende-se, fundamentalmente, conhecer como é que as escolas organizaram a disciplina de EF após a aprovação do Decreto-lei nº 139/2012.

Estes dados são fundamentais para o trabalho associativo que tem sido desenvolvido pelo movimento associativo. Em baixo podem encontrar a carta dirigida aos colegas de Educação Física, na qual se encontra o link para um questionário on-line.

Partilhem esta informação pelos nossos colegas. Queremos alcançar a meta das 1000 escolas. 

“Caros colegas,

Mais uma vez vimos ao vosso encontro na defesa da nossa Educação Física (EF). O CNAPEF e a SPEF pretendem implementar um novo estudo sobre a organização curricular (carga horária) da EF no presente ano letivo (2013/14).

Este estudo surge na sequência do estudo realizado no inicio do ano letivo 2012/2013 (conclusões no link que se encontra no final deste email), onde o grande objetivo foi perceber qual o impacto que as medidas preconizadas no Decreto-lei nº 139/2012 tiveram na Organização Curricular (carga horária) da Educação Física no passado ano letivo.

Só à conta dos dados que recolhemos (600 escolas), das conclusões que retirámos e da Petição “Em Defesa da Educação Física” (que recolheu cerca de 12600 assinaturas), o CNAPEF e a SPEF foram recebidos em audiência:

  • 2 vezes na Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República;
  • Pela Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra. Teresa Caeiro;
  • Pelos grupos parlamentares do PCP, PS e PSD;
  • Pelo Ministro da Educação e da Ciência;
  • Na Provedoria de Justiça;
  • Pela CONFAP.

Na discussão da Petição, em plenário da Assembleia da República, foram apresentados 3 Projetos-lei (da autoria do PS, PCP e BE), todos defendendo a reposição da carga horária que a EF tinha antes do Dec. Lei nº 139/2012. Infelizmente, todos foram rejeitados pela maioria parlamentar.

Independentemente deste desfecho, importa continuar a nossa luta pela defesa da nossa EF. A implementação de novo estudo tem como objetivo saber como é que está a organização curricular da nossa EF neste ano letivo (2013/14), numa atitude continuada e permanente de vigilância, que impeça a deterioração das condições em que a mesma se efetiva.

Para isso, a vossa ajuda é decisiva colegas. O vosso testemunho, respondendo a este questionário, é crucial para que o CNAPEF e a SPEF possam ter dados concretos que lhes permitam, junto do poder político, pais, alunos, professores, direções de escolas e sociedade em geral, de forma objetiva e sem margem para dúvidas, denunciar o “estado da nação” da nossa EF, dando assim continuidade e profundidade ao nosso trabalho de defesa e afirmação da nossa área e classe profissional.

Pedimos-vos assim que, para além do preenchimento on-line do questionário que se encontra no link abaixo, divulguem este email pelo maior número de colegas que conheçam, para que possamos desta vez chegar às 1000 escolas, ultrapassando a amostra do anterior estudo, obtendo assim dados com ainda maior representatividade sobre o panorama nacional da nossa EF.

A todos vocês, de forma antecipada, o nosso muito obrigado.

As direções do CNAPEF e da SPEF,

João Lourenço e Marcos Onofre.

Link das Conclusões do Estudo 2012/2013: https://cnapef.wordpress.com/2013/01/02/cnapef-e-spef-contradizem-nuno-crato/

Link do Questionário do Estudo 2013/2014: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?usp=drive_web&formkey=dC14NV9ZQkxlVFc1TTlIb1pTOXJ3Tnc6MA#gid=0

Anúncios
Esta entrada foi publicada em NOTÍCIAS, Observatório Nacional com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s