Parecer do CNAPEF sobre critérios de Avaliação de Educação Física de um Agrupamento de Escolas do Algarve.

Paracer EF

Um dos Agrupamentos da região do Algarve, pediu alguns esclarecimentos ao CNAPEF sobre decisões ao nível do currículo, nomeadamente quanto a critérios de avaliação na disciplina de Educação Física. Parece importante divulgar as respostas, pois são dúvidas/entraves que a APEEALGARVE  tem constatado existir em muitos Agrupamentos.

Pedidos de esclarecimento do Agrupamento de Escolas:

1. Relativamente às metas de aprendizagem onde se lê que “(…) é completamente contraindicado, em critérios de classificação, o fraccionamento dos domínios (motor, cognitivo e afectivo) ou a atribuição de percentagens aos domínios de avaliação(…)”, parece haver divergências na perceção desta lógica de o fraccionamento de domínios ser contraproducente, pois no final, a classificação dos alunos é traduzida numa avaliação quantitativa (de 1 a 5).

2. Por não se separar os domínios (motor, afetivo e cognitivo) como é que podemos valorizar ou penalizar os alunos que se comportam de forma apropriada ou não? O facto dessas “atitudes e valores” serem de alguma forma transversais ao níveis introdução de cada matéria, induz a que nas aulas de aptidão física ou de conhecimentos, não se avaliem essas atitudes.

3. Parece não haver consenso na leitura dos PNEF no que diz respeito ao facto de o aluno por não estar Apto, numa das 3 Áreas, não atingir o Sucesso, parecendo profundamente injusto.

4. O tempo útil de aula, que já vigorava numa das escolas, pode/deve incluir a avaliação de hábitos de higiene (banho)?

Poderá conhecer o parecer do CNAPEF através da seguinte ligação  – Parecer CNAPEF – Critérios de Avaliação Outubro de 2013

Anúncios
Esta entrada foi publicada em NOTÍCIAS com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Parecer do CNAPEF sobre critérios de Avaliação de Educação Física de um Agrupamento de Escolas do Algarve.

  1. Margarida Rente diz:

    Não consigo aceder ao parecer emitido pelo CNAPEF a propósito dos critérios de avaliação na disciplina de EF e alguns pedidos de esclarecimento redigidos por um agrupamento de escolas do Algarve. Aguardo procedimentos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s