CNAPEF e SPEF recebidos pelo PCP

No seguimento das respostas aos pedidos de audiência realizados por CNAPEF e SPEF aos grupos parlamentares, fomos hoje recebidos na Assembleia da República pela deputada do PCP Rita Rato.

A comitiva foi composta pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF), Marcos Onofre, e por Nuno Fialho, dirigente do CNAPEF.

A discussão centrou-se novamente numa análise das recentes medidas tomadas pelo Ministério de Educação e Ciência em relação à Educação Física e ao Desporto Escolar.

Tal como sucedeu na reunião com o grupo parlamentar do PSD, SPEF e CNAPEF alertaram para o seguinte conjunto de preocupações:

  • o facto do Senhor Ministério da Educação e Ciência continuar sem responder a qualquer pedido de audiência destas duas instituições;
  • a redução da carga horária semanal no ensino secundário e consequente redução de um mês de aulas de Educação Física por ano letivo para alunos deste ciclo;
  • o número preocupante de escolas que reduziram a carga horária da disciplina de Educação Física neste ano letivo face ao disposto na restruturação curricular realizada por este Governo.
  • a ausência de qualquer tipo de argumento que justifique o regime de excepção na contabilização da avaliação da Educação Física na conclusão do Ensino Secundário e para acesso ao Ensino Superior;
  • a contestação internacional face a estas medidas. Do ponto de vista Europeu, Portugal deixou de ser um exemplo na implementação da Educação Física pela diminuição da sua carga horária semanal e pelo regime de exclusão na avaliação no Ensino Secundário.
  •  a contestação nacional face a estas medidas, registada nos quase 13000 signatários da Petição Pública “Não Há Educação Sem Educação Física”, nas cartas enviadas por professores, alunos, pais, investigadores, médicos e outras personalidades para o Senhor Ministro Nuno Crato, nos 1000 participantes no Congresso Nacional Extraordinário de Educação Física, nas mais de 50000 visitas ao site do CNAPEF e em outras iniciativas.
  • O desinvestimento progressivo no Desporto Escolar, contrariando as próprias diretivas da Assembleia da República para um reforço desta atividade de complemento curricular.

Ao longo da reunião a deputada Rita Rato demonstrou ter conhecimento dos problemas atuais que estão a afetar a Educação Física e o Desporto Escolar em Portugal, assim como o total apoio às iniciativas e revindicações do CNAPEF e da SPEF.

Na consequência deste encontro o CNAPEF e a SPEF esperam continuar a contar com o apoio do Grupo Parlamentar do PCP em todas as discussões e tomadas de decisão referentes à defesa da Educação Física e do Desporto Escolar na Escola Pública Portuguesa.

Encontra-se igualmente já agendada para o próximo dia 12 de Dezembro a audiência com o grupo parlamentar do Partido Socialista.

Ajude-nos a melhorar o nosso sítio eletrónico respondendo ao miniquestionário através da ligação – Ajude-nos a melhorar. Obrigado pela tua valiosa colaboração.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em NOTÍCIAS com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a CNAPEF e SPEF recebidos pelo PCP

  1. Pingback: CNAPEF e SPEF recebidos pelo PS | Conselho Nacional de Associações de Professores e Profissionais de Educação Física

  2. Pingback: 9º Congresso Nacional de Educação Física | Conselho Nacional de Associações de Professores e Profissionais de Educação Física

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s