A Actividade Física e a Capacidade Intelectual.

Neste artigo poderão encontrar uma publicação que nos foi enviada pelo João Pinto Costa acerca da importância da actividade física na manutenção e desenvolvimento da capacidade intelectual.

“O exercício físico regular parece proteger o cérebro de encolher, um processo de outra forma natural em idade avançada que está associado com problemas de memória e raciocínio. Por outro lado, atividades mentalmente e socialmente estimulantes, que se acreditavam estimular o cérebro, não tiveram efeito significativo na prevenção de encolhimento do cérebro, de acordo com um estudo publicado na revista Neurology.

http://www.ciencia-online.net/2012/10/para-um-cerebro-saudavel-o-exercicio.html?spref=fb

http://www.neurology.org/content/79/17/1802

Este tipo de evidências, que não são novidade no campo das neurociências, colocam em causa todo o discurso de alguns responsáveis políticos que insistem em catalogar a Educação Física como uma disciplina não estruturante.

Será que eles sabem que a Educação Física é única disciplina que garante actividade física regular e correctamente orientada a todas as crianças e jovens do nosso país? Se não sabem, caberá a nós, profissionais de Educação Física, mas também aos alunos, e aos pais, às mães desses alunos, e, porque não, a todos os que se importam com o futuro de Portugal, fazer-lhes entender que o seu raciocínio está errado.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em NOTÍCIAS com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s