Redução da Carga Horária da Educação Física no 3º ciclo do EB e no Ensino Secundário?

Numa consulta ao site da Direção Geral de Educação, http://www.dgidc.min-edu.pt/ , o CNAPEF deu conta de um documento intitulado – “Matrizes Curriculares dos Ensinos Básico e Secundário.” – Matrizes curriculares do Ensino Básico e Secundário

Neste documento a carga horária da Educação Física no 3º Ciclo está incluída no grupo das Expressões e Tecnologias, com um total de 300 minutos de carga horária semanal nos 7º e 8º anos e 250 minutos no 9º ano. Estes minutos serão distribuídos pela nossa disciplina, pelas TIC e oferta de escola e pela Educação Visual. Acrescenta ainda uma alínea com o seguinte texto – “b) Do total da carga, no mínimo, 90 minutos para Educação Visual, nos 7.º e 8.º anos e 135 minutos no 9.º ano. ”

Quanto ao Ensino Secundário, é indicada uma carga horária semanal de 150 minutos.

Após publicação do documento final da revisão curricular deste Governo, no passado mês de Março, onde se mantinham os 135 minutos semanais para os 2º e 3º ciclos do EB e 180 minutos para o Ensino Secundário, é com preocupação que o CNAPEF dá conta deste documento no site do DGE pelos efeitos negativos que trará para o desenvolvimento desta disciplina e, consequentemente, para a formação da nossas crianças e jovens.

Como sucedeu em situações anteriores, estamos atentos e iremos reagir prontamente e decisivamente junto das entidades responsáveis no sentido de averiguarmos o que este documento significa.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em NOTÍCIAS. ligação permanente.

Uma resposta a Redução da Carga Horária da Educação Física no 3º ciclo do EB e no Ensino Secundário?

  1. Estas últimas decisões do governo revelam o conhecimento que o mesmo tem sobre aquilo que governa! A metodologia está academicamente correta, identificação do problema, definição de objetivos, metas e finalidades… e consequentemente estratégias para atingir os fins.
    Problema – Obesidade infantil;
    Objetivos/metas/finalidades – Reduzir a obesidade infantil;
    Estratégias e medidas – Alterar hábitos alimentares e “aumentar a prática do exercício físico”.
    Como vão aumentar a prática semanal do exercício físico:
    1º Criar um programa nacional de desporto escolar (inovadora medida tendo em conta que já existe há anos! Será que vão criar uma nova modalidade específica para os alunos obesos?);
    2º Reduzir a prática do exercício físico obrigatório, diminuindo a carga horária de Educação Física de 135 para ?? minutos semanais… Não percebi a lógica com base na fundamentação anterior!
    Na nova matriz do ensino básico, Expressões tem 300 minutos semanais no 7º e 8º ano a distribuir por 3 disciplinas 300 minutos (6×50 ou 6×45+30 minutos).
    No nono ano tem 250 minutos semanais, onde Educação Visual com 135 minutos (3×45 ou 2×50+35 minutos) e Educação Física com 115 minutos (2×50+15 ou 2×45+25 minutos???) temos tempos de diferentes durações… há qualquer coisa que não bate bem.
    Não sei quem fez as contas aos minutos mas estas estão um pouco baralhadas … talvez os responsáveis das matrizes precisam de formação suplementar em operações básicas de matemática? Será que foi gafe e em vez de 300 queriam dizer 315 minutos e em vez de 250, 270 minutos?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s